‘The School Boy’ by William Blake

o poema…

Este é ‘The School Boy’, um excerto do poema, retirado do livro ‘Songs of Innocence’ de William Blake.

significado…

Tudo começa alegre, como o despontar de uma manhã de verão. Depois, vêm as obrigações, e as a vida começa a entristecer. Pouco se aprecia os simples actos. Como se pode ser feliz quando se conhece a jaula e a juventude se esvai? Quando o Outono vem e despe todas as pequenas plantas da vida que despontava, levando-os com agonias e tristezas. Como podemos agradecer o ano que envelhece, quando o Inverno vem?

As estações do ano como metáfora para as fases da vida de um homem. Começa-se menino, aprecia-se com deslumbre tudo o que se vê. A primavera, símbolo do nascimento. O Verão vê aparecer as responsabilidades, as prisões da vida. No Outono, ele pergunta-se como pode ser feliz? Como pode sobreviver? Como avança até ao Inverno em que só a tristeza e a destruição da vida prevalece. A destruição trazida pelo frio e o final do ano (da vida) que se anuncia.

o poeta…

William Blake, poeta, tipógrafo e pintor Inglês, que viveu entre 1757-1827 em Londres, e que era também um artista visual, ilustrando algumas das suas primeiras edições.

Ensinado em casa e, depois em instituições de grande prestígio, exposto aos temas de religião desde cedo, ao Iluminismo e à Revolução Industrial, escrevia e desenhava aquilo que pensava sobre a pobreza, as injustiças sociais e o poder das instituições inglesas, o estado e a igreja.

escreveu e ilustrou mais de vinte livros mas, como todos os artistas que visionários, são ignorados pelos que os rodeiam, viveu de forma muito modesta, chegando a viver na pobreza.

***

Obrigada e Até Breve!

Subscrevam o Ser Poeta aqui…

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: