After Hours by Lou Reed

o poema…

O poema é uma canção escrita por Lou Reed, em 1969, e interpretada pelos The Velvet Underground. Diz uma versão explicativa que, este poema fala sobre uma pessoa tímida, que observa outros a divertirem-se, e deseja poder juntar-se-lhes. Neste poema, vejo um pouco mais do que isto.

A noite como símbolo da morte, assim como a expressão “diz olá ao nunca” (símbolo da eternidade). Como se cair no espaço em que os outros se divertem, fosse a chave para a sua perdição. Porque a noite (a morte) iria atraí-la para o inescapável fundo.

O copo de vinho que nunca seria arrumado, mas faria um brinde até à eternidade. Na sua timidez, ela sabe que um dia alguém lhe dirá “Olá!” Seguido de “tu és o meu muito especial”… quem lhe disse Olá? Ou quem ela esperava encontrar na escuridão da festa? Quem lhe disse Olá, era “o seu muito especial” ou outro qualquer?

Todas as pessoas são atraentes no escuro da festa, enquanto cá fora, a luz do dia mostra o desalinho. Assim como, todas as pessoas parecem bem (ou são elogiadas) depois de mortas.

Fechem a porta, deixem a luz do sol lá fora, que a noite dure para sempre, diz olá à eternidade… porque todas as pessoas se divertem, e ela desejava que lhe acontecesse a ela (mas não acontece). Porque ela desejava que fechassem a porta para a rua, que a escuridão a tomasse, e ela pudesse ser feliz ali… sem voltar a ver a luz do dia (o símbolo da vida).

o significado…

A interpretação acima mostra o que, eu penso ser, o significado deste poema. A festa como representação do desejo de ser feliz. O escuro como a representação da morte. O estranho que poder ser, ou não, a pessoa especial. A luz do dia como a continuidade da vida normal. Querer permanecer na festa porque a vida do dia-a-dia não a faz feliz.

Claro que todos os significados são relativos e cada pessoa poderá ver outros.

o poeta…

Lou Reed, compositor, cantor e guitarrista norte-americano. Viveu entre 1942 e 2013. Formou-se em Língua Inglesa e tomou como objectivo trazer a sensibilidade e a inteligência do romance para o rock e transformar os grandes romances americanos em música. Considerado uma grande influência no mundo da música, Reed passou por vários períodos criativos, que originaram diversos poemas representativos de época.

Muito mais há para dizer sobre Lou Reed, mas esta é a parte que considero relevante para o seu trabalho como compositor/escritor, neste Ser Poeta.

***

Referências:

***

Nota Pessoal: Interpretar um poema, encontrar um significado que faça sentido para mim, é um acto individual. Cada pessoa encontra nas suas vivências aquilo que o faz interpretar algo à sua maneira. Nenhum significado é melhor, ou mais correcto, do que outro. Cada visão sobre o poema é pessoal e deve ser encorajada como tal.

Para que não mais se ouça “eu não entendo”, quando se fala de poesia. Cada pessoa entende à sua maneira, e há sempre espaço para alargar aquilo que se entende, desde que não se exclua o indivíduo logo à partida.

***

Obrigada e Até Breve!

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: