Breathe by Becky Hemsley

Source: https://southerncrossreview.org/141/hemsley-breathe.html

o poema…

Um poema sobre quão contraditório, e confuso, é ser mulher neste mundo.

o significado…

Aquilo que nos pedem, parece ter sempre uma dicotomia associada. Se falamos pouco, perguntam porque somos tímidas. Mas, se passamos a falar mais, acusam-nos de sermos orgulhosas.

Atribuem-nos categorias, contraditórias e punitivas, encaixando-nos em sítios onde não seremos ouvidas ou levadas a sério.

Quando falamos, exigem o nosso silêncio. Quando exigimos que nos escutem, duvidam de nós e riem-se. Quando temos ambições, esmagam-nos, mas não sem antes nos dizerem que podemos fazer um excelente trabalho… roubarem-no até. Quando temos sonhos, somos loucas. Quando encontramos a nossa voz, espremem a vida que temos em nós.

Quando ouvimos o que os outros dizem, e procuramos viver sobre essa égide, apenas encontramos desapontamento. Então, ouvir-nos a nós próprias, procurar o melhor para nós, e parar de tentar agradar a toda a gente (porque não agradamos nem a nós mesmas, quanto mais aos outros…), só pode ser o caminho.

E, ao procurarmos quem somos, encontramos a nossa natureza, ou quem somos, ou o que nos é natural. E, procurarmos compreender o que nos foi dito, e desfazer o que nos foi feito. E, procurar aqueles que nos respeitam, e à nossa natureza, e que nos deixem respirar… tal como somos.

Este é um poema com o qual me identifico. Explica partes da vida que, os que nos são próximos, sofreram e perpetuam. Explica o que está mal, quando a vida vai mal. Diz-nos o que podemos fazer para mudar isto: ouvir quem somos e agir de acordo com esse conhecimento pessoal… e, o resto? Os que nos exigem que façamos como querem? Eles que se lixem.

a poeta…

Becky Hemsley lives in Leicestershire, UK, with her husband, two boys and a dog! She has been a primary school teacher for 15 years, but for the past few years has been an educational consultant, supporting schools in their teaching of early reading and writing. She will be writing full time in a couple of months. She is drawn to, and moved by nature and its consistencies with human emotion. “I often think the phrase ‘human nature’ is a good one to describe my thought process when writing. I aim to make a difference with words by helping people realize they are not alone. — em https://southerncrossreview.org/141/hemsley-breathe.html

***

Referências:

***

Nota Pessoal: Interpretar um poema, encontrar um significado que faça sentido para mim, é um acto individual. Cada pessoa encontra nas suas vivências aquilo que o faz interpretar algo à sua maneira. Nenhum significado é melhor, ou mais correcto, do que outro. Cada visão sobre o poema é pessoal e deve ser encorajada como tal.

Para que não mais se ouça “eu não entendo”, quando se fala de poesia. Cada pessoa entende à sua maneira, e há sempre espaço para alargar aquilo que se entende, desde que não se exclua o indivíduo logo à partida.

***

Obrigada e Até Breve!

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: