‘Hope is the thing with feathers’ Emily Dickinson

o poema…

Um poema publicado pela primeira vez em 1861 e, mais tarde, numa colecção póstuma colocada pela sua irmã para publicação. Neste poema “Esperança” é uma entidade viva, que Emily compara a um pássaro. Um pássaro que vive dentro do ser humano e que soa mais forte quando as circunstâncias são adversas. E, nunca pede nada em troca para cantar.

significado…

A esperança é um pássaro, como um ser vivo e independente, que carregamos dentro de nós. Cujo canto não cessa ou decai de intensidade quando as adversidades da vida são muitas. Cuja presença sentimos nos sítios mais diversos e nas circunstâncias mais desconcertantes. Esperança é um pássaro que nunca exige que o alimentemos com uma migalha sequer, que se alimenta a si próprio. E, mesmo aquando em desespero, o pássaro nunca pede nada ao Ser que o carrega.

E, para mim, quando falta esperança, quando o pássaro está em extremo desespero, nunca recorre à poetisa. Como se apenas a ela a Esperança não lhe pedisse nada em troca para se manter. Não porque não precise das migalhas para sobreviver mas, com isto podia querer dizer que, a Esperança não encontra sequer migalha que a pudesse suster, por isso não recorre ao Ser que a transporta, porque não iria obter sustento… mas, é provável que esta seja só uma visão pessoal.

a poetisa…

Emily Dickinson (1830-1886), uma das figuras mais importantes da poesia norte-americana, mesmo se póstuma. Viveu a maior parte da sua vida adulta em isolamento, aparentemente, por escolha própria.

O primeiro volume da sua obra foi publicado 4 anos após a sua morte, devendo-se à descoberta de cerca de 1800 poemas, pela sua irmã mais nova, Lavínia. Fala-se que Emily havia pedido à irmã que queimasse todos os seus escritos após a sua morte.

***

Obrigada e Até Breve!

Subscrevam o Ser Poeta aqui…

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: