‘Still I Rise’ Maya Angelou

o poema…

‘Still I Rise’ um dos poemas mais divulgados de Maya Angelou. Publicado, originalmente, em 1978 como parte da colecção ‘And Still I Rise’, é um poema escrito em resposta ao racismo e discriminação das pessoas negras, nos EUA.

significado…

Cheio de referências a injustiças de vários tipos, violência e orgulho, este é um poema que particulariza muito do que tem sido a vida dos povos escravizados nos países para onde foram levados e onde procuraram viver com dignidade. Muitas associações com racismos de cor, género, escolhas pessoais ou evidentes diferenças.

De uma forma mais abrangente, o significado passa por: Perante todas as injustiças, perante toda a violência que nos infligem, ainda assim eu me levanto, e não me acobardo. Uma espécie de “temos pena!” como resposta.

A força dentro de nós, como motivo de Esperança.

a poetisa…

Poetisa, escritora, activista de direitos civis, professora, actriz, dançarina, cantora e historiadora. Nascida Marguerite Ann Johnson, nos Estados Unidos da América, viveu a infância com um trauma que despoletou uma perda da fala, só recuperada através do seu amor pela literatura (e uma vizinha atenciosa).

Foi a primeira mulher a fazer uma série de coisas ditas como pouco apropriadas para o seu género e cor de pele.

Deixou-nos um legado literário cultural representativo da sua época e das suas vivências pessoais.

***

Obrigada e Até Breve!

Subscrevam o Ser Poeta aqui…

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: