“Esperança” Carlos Drummond de Andrade

o poema…

Gostava de poder colocar estas palavras no conjunto a que pertencem, mas não encontrei o sítio exacto, no meio da sua obra.

Um poema atribuído à temática da Mudança mas também à Esperança, motivo pelo qual o partilho durante este mês de Setembro, dedicado ao tema.

significado…

O que nos traz a mudança? O que muda de facto, à medida que vamos vivendo? Parece que nada muda, apenas damos passos, para cá e para lá. Como se dançássemos ao som de uma melodia qualquer. Como se nos mexêssemos só porque esperamos, porque temos esperança que, ao nos mexermos, ao dançarmos, ao mudarmos, alcancemos algo diferente.

Movimentamo-nos porque temos esperança. Mas, a verdade é que, aquilo que esperamos, nunca alcançamos. Mudamos, na esperança de alcançar algo, que nunca iremos ter.

Mas, como seres humanos não deixamos de ter Esperança. Não podemos deixar de mudar, de desejar, de esperar que tudo se resolva de acordo com o que desejamos.

Não podemos deixar de ter esperança.

o poeta…

Poeta, contista e cronista brasileiro. Considerado por muitos o poeta brasileiro mais influente do século XX.

Nascido em Itabira, Minas Gerais, formado em Farmácia, foi funcionário público durante toda a sua vida.

Com o seu trabalho divulgou o Modernismo, mas não se deixou conter por ele. Com a sua vida contribuiu para a Poesia, mas não se limitou por ela. Com a sua obra poética colocou-se numa comparação com o mundo, e a vida que nele vivia, mas não se deixou absorver por ele.

***

Obrigada e Até Breve!

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: