‘Os mistérios do coração são insondáveis’ Maria do Céu

a carta…

Uma de “As 100 Mais Lindas Cartas de Amor”, no separador Respostas Favoráveis, de Maria do Céu. Não é um poema mas é, em si mesma, uma espécie de poesia de sentimentos. Um livro-não-livro, sem qualquer identificação habitual, menciona a impressão nas oficinas gráficas da Companhia Editora do Minho, em Abril de 1986.

Chamam-lhe o (Secretário completo dos amantes) composto por declarações de amor, cartas amorosas, correspondência secreta, linguagem das flores e outras convenções na comunicação efectuada na época.

significado…

Esta é uma carta de resposta favorável. Presume-se que houve uma declaração de amor por parte de um cavalheiro, desconhecendo se por escrito ou presencial, e esta é a resposta da senhora alvo do afecto.

A senhora confessa o seu desconhecimento, sobre os assuntos relacionados com o coração, e surpreende-se com a própria reacção à declaração de amor do cavalheiro. Ansiando que uma resposta favorável sua não lhe traga sofrimento, ela aquiesce a corresponder ao sentimento, e professa-se dedicada e fiel ao cavalheiro.

Dito assim, soa a muito pouco romântico… ou, sem saber o que é o amor, a senhora está disposta a dar um salto de fé, e assumir a responsabilidade dos seus afectos. Consciente de que, se algo correr mal, ela perde a felicidade da vida que tinha.

Como romântica inveterada, com uma admiração muito especial por declarações de amor verdadeiras, entregues de forma delicada, sinto um prazer muito especial em ler esta carta. Diz tanta coisa, relacionada com sentimentos e, muitas outras coisas próprias da época.

E, preconiza-se um final feliz… precioso, e raro, em qualquer época.

a autora…

Maria do Céu, apenas. Desconheço o que quer que seja sobre ela para além do seu nome.

***

Obrigada e Até Breve!

Não se esqueçam de subscrever o Ser Poeta…

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: