‘Harmonia’ de Miguel Torga

Miguel Torga

O poema…

‘Harmonia’ é um poema retirado do livro ‘Orfeu Rebelde’ (1958). Em cima, uma parte de duas, que compõem este poema.

Poema que começa por demonstrar o quão inevitável certas coisas na Natureza são. Passando, depois, a transpor essa inevitabilidade para a condição do poeta em relação com a sua obra poética.

Significado…

Para mim, significa a harmonia que temos com os poemas que criamos. Um poema sobre a insignificância da opinião alheia, na relação que temos com os poemas que construímos. Vemo-los como filhos a quem damos tudo, enquanto estamos vivos, com a melancolia de quem aprecia o que são, continuando a desejar-lhes a infinitude do mundo.

Na felicidade de se ser poeta, com a certeza de que essa felicidade advém do facto de se ser, ao invés do acto de exposição à leitura pelos outros.

O poeta…

Miguel Torga, poeta, contista, romancista, ensaísta. Um prolífico escritor com mais de cinquenta obras publicadas, e várias indicações ao Prémio Nobel de Literatura.

Em 1934, cria o criativo pseudónimo Miguel Torga. Miguel em homenagem a Miguel de Cervantes e Miguel Unamuno. Torga em associação à planta brava, oriunda da montanha, que se enraíza profundamente nas rochas, flores brancas, arroxeadas ou cor de vinho, de caule rectilíneo.

Tanto para ponderar em tão ínfima parte da obra do poeta…

Obrigada e Até Breve!

Não se esqueçam de subscrever o Ser Poeta…

Segue o Ser Poeta:

Leave a Reply

%d bloggers like this: